O que está buscando?

SESI Santa Bárbara d'Oeste recebe Seleção Cubana de Handebol Feminino

Atletas utilizarão academia da unidade para treino preparatório

 Por: Raiza Tronquin - Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
22/05/202317:00- atualizado às 17:23 em 22/05/2023

Na última sexta-feira (19), o SESI Santa Bárbara d'Oeste recebeu a Seleção Cubana de Handebol Feminino. A equipe, que chegou à cidade por intermédio da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP), está se preparando para as seletivas classificatórias dos Jogos Pan-Americanos e para o Campeonato Mundial da categoria.

Durante a visita, as atletas conversaram com os alunos, compartilhando de maneira descontraída suas conquistas e costumes. “Estou encantada com a alegria das crianças ao nos receber. Sei que somos figuras públicas, mas a maneira como nos olham e nos tratam é incrível, ainda mais forte do que em nosso país. Além disso, a estrutura da escola é muito organizada e vemos que há bastante disciplina”, declarou a goleira Danielys Herranz Reyes.

Segundo o diretor de centro de atividades do SESI, Pedro Luiz Caliari, a vinda da delegação cubana traz à unidade uma oportunidade ímpar de interação cultural. "O SESI utiliza do esporte como ferramenta de educação, portanto nada melhor do que receber pessoas de países diferentes para promover essa experiência aos alunos e enriquecer ainda mais o nosso repertório no que diz respeito à Pedagogia do Exemplo, que nós trabalhamos fortemente com eles".

A diretora da unidade, Patricia Avanzi Furlan, enxerga no esporte uma importante ferramenta para a formação dos alunos, uma vez que aborda principalmente o trabalho em equipe. “Atividades esportivas têm uma grande importância na questão do desenvolvimento individual tanto em relação à saúde física, como o valor cultural promovido pelo esporte”.

Durante o período que estarão na cidade disputando jogos amistosos, as atletas utilizarão a academia do CAT SESI Santa Bárbara d’Oeste para a preparação física. O técnico da equipe, Jorge Coll Arencibia, ressalta as condições favoráveis de treinar em solo brasileiro. “Sempre que podemos, gostamos de vir ao Brasil para terminar a preparação que iniciamos em Cuba. Aqui temos as condições necessárias para isso, em termos de estrutura. Também entendo que o contato com as crianças é muito importante tanto para elas como para nós, porque faz com que voltemos a olhar para a nossa infância e nos lembremos sempre que somos como um espelho para eles”.

A delegação permanecerá no município até o dia 28 de maio e depois seguirá sua agenda rumo à Groelândia.

CLIQUE AQUI e assista o vídeo deste encontro.