Mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP e fica em cartaz na unidade até o dia 16 de agosto. A entrada é gratuita.
Por: SESI Santa Bárbara d'Oeste
18/07/201709:38- atualizado às 11:53 em 18/07/2017
Inspirada em obras do escritor norte-americano J.D. Salinger, exposição Três Histórias de Salinger estreiou no dia 13 de julho no SESI Santa Bárbara d’Oeste. A mostra, que ficará em cartaz até o dia 16 de agosto, conta com ilustrações em grafite do artista plástico e quadrinista Rafael Coutinho. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
O artista se inspirou nos textos Gente Moça, Uma Vez por Semana não Vai te Matar e Vá Ver Eddie. As imagens reconstroem a Nova York dos anos de 1940-50 e sua juventude perdida do pós-guerra. É fácil preencher os vazios que os desenhos ilustram, ao reconhecê-los de filmes, séries e da íntima relação que se tem com a cultura americana.
A cidade compõe um cenário de glamour, intensa, pulsante, viva, enfrentando suas mazelas sociais. Foi nesse período que nasceu o rock and roll, a moda, o estilo e o comportamento adolescente. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio, apesar
de viver recluso da cena literária, foi o porta-voz de uma nova geração de leitores.
Sobre o artista
Rafael Coutinho (1980) é designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela UNESP em 2004, produziu os curtas-metragens Aquele Cara, de 2006, e Ao Vivo, de 2008. Como quadrinista, participou das obras Bang Bang, da editora Devir, e Contos dos Irmãos Grimm, da Desiderata. Integrou o grupo Base-V na criação de murais, mostras e publicações de arte experimental. Publicou sua primeira graphic novel, Cachalote, pela Quadrinhos na Cia.; lançou a minissérie em quadrinhos Beijo Adolescente pelo portal IG e, na forma impressa, pela Editora Cachalote; colaborou como artista gráfico e cenógrafo da peça de teatro Puzzle, de Felipe Hirsch. Em 2014, foi curador da exposição Ocupação Laerte, com trabalhos de seu pai, a cartunista Laerte, para o Instituto Itaú Cultural.
Sobre as Exposições Itinerantes
O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.
Informações pelo telefone (19) 30262800 ou 3026 2826 com Sandra.