O que está buscando?

FlinkSampa de Literatura 2017 em Santa Bárbara d'Oeste

Todos os anos, o SESI-SP firma parceria com essa grande festa e participa do Concurso FlinkSampa.

 Por: Ana Claudia Silva
26/09/201709:48- atualizado às 14:48 em 26/09/2017

A Flink Sampa é uma festa internacional da cultura negra com mais de 60 atrações gratuitas que ocorrem no mês de novembro, no Memorial da América Latina (SP), com apresentações de teatro, cinema, shows, artes plásticas, literatura, dança, esportes, seminários, fóruns, moda, beleza e consultoria em empreendedorismo. A proposta é mostrar o protagonismo no negro na cultura. É uma ação de integração e inclusão que coloca a temática do negro na pauta, diante das oportunidades para criar um Brasil melhor e mais justo.

Todos os  anos, o SESI-SP firma parceria com essa grande festa e participa do Concurso FlinkSampa.

Assim, depois de conhecermos a biografia do homenageado deste ano, o autor, poeta, professor e roteirista Paulo Lins, muito conhecido  pela livro “Cidade de Deus” que também virou filme mundialmente famoso, os alunos da Escola SESI de Santa Bárbara D'Oeste começaram a produzir. São poemas, músicas e ilustrações.

Durante o mês de agosto foi trabalhado na biblioteca com todos os alunos, além da biografia do homenageado, a cultura africana, suas lendas, costumes, e principalmente sua grande influência em nossa cultura como brincadeiras, cantigas, músicas, comidas e muito mais.

Nas atividades também foram  levantados vários pontos de discussão, como a discriminação, respeito, igualdade e liberdade de expressão. Um momento importante de reflexão para os alunos.

Como parte das atividades do FlinkSampa de Literatura, em parceria com nossa nutricionista Eliana Zuculo, os alunos do 3º ano A - Ensino Fundamental I foram até a cozinha da nossa escola observar a preparação da feijoada, comida que se originou dentro das senzalas dos escravos, com os restos de carnes que sobravam dos nobres portugueses e que hoje é uma comida típica da nossa cultura. Os alunos fizeram várias perguntas e ficaram felizes ao saber que este seria o prato o dia!

E para finalizar este projeto as produções dos alunos foram expostas em nossa biblioteca.

Parabéns a todos pela dedicação!

Leia também