O que está buscando?

Exposição apresenta maquetes de monumentos de Nova Odessa

A Mostra “Nova Odessa Por Nossas Mãos” ficará aberta à visitação entre 7 e 18 de junho, no Paço Municipal, e é resultado do trabalho desenvolvido por alunos do SESI

07/06/202110:09- atualizado às 10:14 em 07/06/2021

Nova Odessa completou 116 anos no mês de maio e ganhou um grande presente de jovens estudantes da cidade. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do SESI Nova Odessa reproduziram em maquetes os principais monumentos da cidade, criando miniaturas de espaços públicos e dos elementos que compõem esses ambientes. Os trabalhos dos alunos poderão ser vistos pelo público na exposição “Nova Odessa Por Nossas Mãos”, que acontece entre 7 e 18 de junho no Paço Municipal.

A exposição é resultado de uma parceria entre a Escola SESI e a Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo. A maquetes surgiram como resultado de uma atividade multidisciplinar do SESI, envolvendo Ciências Humanas, Artes e Programação e Robótica. Durante uma roda de conversa, foi abordada a importância histórica e cultural dos monumentos de uma cidade. A partir disso, foi feita uma pesquisa dos monumentos existentes em Nova Odessa e foram confeccionadas esculturas.

Segundo a professora de Ciências Humanas do SESI Nova Odessa, Maria Aline de Camargo Dondere, as esculturas prontas foram utilizadas como pontos de referência para o planejamento das maquetes. “Por meio da cultura maker, os alunos trabalharam as maquetes com o objetivo de criar composições artísticas e estéticas utilizando diversos materiais em produções tridimensionais”, afirma.

Maria Aline conta que os alunos visitaram vários espaços da cidade para escolherem suas representações, e se empenharam muito no desenvolvimento dos projetos. “Como resultado, temos um trabalho impressionante. Maquetes muito bonitas e bem-feitas, que valorizam o patrimônio da cidade. Mas o principal ganho obtido com essa atividade foi a integração que ela proporcionou em os jovens e o município de Nova Odessa”, destacou.

Os professores Carlos Augusto Rosa e Leandro Fonseca de Souza também fizeram parte do desenvolvimento da atividade. A realização da exposição também contou com o apoio da diretora do SESI Nova Odessa, Magda Pizzoquero, e do diretor de Cultura e Turismo do município, Carlos Pinotti (Cadu).  

Relação de monumentos

Praça Três Poderes: situada em frente à Prefeitura de Nova Odessa, é símbolo da cidade e palco da realização de eventos culturais.

Relógio de Sol: situado em frente à Rodoviária de Nova Odessa, foi revitalizado em 2018

Instituto de Zootecnia: com mais de um século de trabalho pela pecuária, visando elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal, é pioneiro na pesquisa científica mundial com a raça Nelore.

Estação de Trem: é símbolo da história de Nova Odessa, nasceu com o nome de Estação de Pombal e foi inaugurada como um posto telegráfico por volta de 1902.

Monumento da Família: foi inaugurado em 2015 com o apoio da iniciativa privada, marcando oficialmente os 110 anos da cidade.

Exposição

Nova Odessa Por Nossas Mãos

De 7 a 18 de junho

Terça e quinta, das 9h às 19h

Segunda, quarta e sexta, das 9h às 16h

Paço Municipal: Avenida João Pessoa, 777, Centro

Leia também