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Alunos do SESI-SP usam jogo de computador para reproduzir prédio da escola de Jundiaí

Com o auxílio de fotos e memórias pessoais, o trio de amigos e estudantes do Ensino Médio dedicou cerca de 30 horas para criar o edifício virtual a partir do game Minecraft

 Por: Karina Costa, SESI São Paulo
23/07/202008:51- atualizado às 12:56 em 23/07/2020

Foi por saudades da escola e para manter uma amizade que começou há pelo menos um ano e meio, que Gabriel Serra Francisco, Kauã Araujo Tosim e Vinícius Camargo e Silva, alunos do SESI de Jundiaí (SP), resolveram criar um ponto de encontro online a partir do game para computador Minecraft. Fãs do jogo, os adolescentes de 15 anos reproduziram de forma fiel o prédio da unidade escolar localizada no Jardim Morumbi, a fim de simular a vivência deles e dos colegas antes da necessidade do ensino não presencial, devido a pandemia do coronavírus.

Fachada da escola SESI de Jundiaí (CE 409) reproduzida no Minecraft.

 

Empenhados no projeto, entre as aulas do SESI e demais atividades do dia a dia, o trio dedicou cerca de 30 horas para erguer o edifício a partir do jogo que possibilita simular a vida real ou mesmo o ideal de mundo em que gostariam de habitar. “Nos inspiramos num grupo de alunos japoneses que não puderam realizar a formatura presencialmente, então simularam o momento dentro desse ambiente virtual. Deu muito trabalho para fazer, mas gostamos do resultado e esperamos que tenha ficado parecido”, comentou Vinícius Camargo e Silva, aluno do 1º ano do Ensino Médio, assim como seus amigos.

 

Vista de todos os andares da escola SESI de Jundiaí (CE 409) reproduzida no Minecraft.

 

Fachada, salas de aula, refeitório, pátio, biblioteca, banheiros, armários, escadas, tudo está lá e pode ser explorado. Os alunos se apoiaram em fotos e memórias pessoais para erguer a única escola que podem frequentar no momento. “Nos despertou nostalgia, fez relembrar as histórias que vivemos, demos muita risada durante a construção da escola. Foi um jeito de dispersar a tristeza, uma fuga da realidade que estamos vivendo. Gostaríamos de estar na escola, conversando com os colegas, jogando bola”, comentou Kauã Araujo Tosim.

 

Refeitório da escola SESI de Jundiaí (CE 409) reproduzido no Minecraft.

 

O game Minecraft fez parte da infância dos garotos e, de tanto brincar, eles aprenderam a manipular criativamente as possibilidades oferecidas no simulador, mesmo utilizando computadores pessoais com limitações tecnológicas. A iniciativa dos alunos surpreendeu os colegas e professores da unidade escolar, incluindo Amanda Cristina Mota Iassia, que leciona robótica para os estudantes.

 

As mesas de jogos também estão na escola virtual criada pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

 

“Os professores têm o papel de motivar, estimular e dar suporte aos estudantes, visto que eles são os protagonistas da construção do próprio conhecimento e de sua independência”, opinou. “O Arduíno (plataforma eletrônica de prototipagem) é o nosso principal objeto de estudo em sala de aula, e elaborar projetos relevantes e inovadores com este componente se dá pela criatividade. Portanto, os conhecimentos adquiridos pelos estudantes de maneira independente, por meio da ferramenta (Minecraft), poderão ser ampliados e aprimorados nas aulas de robótica e em participação em eventos, como torneios e feiras que incentivam a elaboração de novos projetos, nossa principal motivação”, completou, orgulhosa.

 

A biblioteca da escola SESI de Jundiaí.

 

Para os estudantes, além de diversão garantida, a linguagem dos games pode estimular que mais estudantes tenham iniciativas como a deles, também possam desenvolver a criatividade, descobrir seus talentos a partir da tecnologia e, numa situação como o isolamento social, manter unidos grupos de amigos como eles. “O gosto pelo jogo e a escola nos uniram. Hoje estudamos em salas separadas e, com a quarentena, essa distância aumentou. É uma maneira de mantermos nossa amizade, de estarmos juntos, agora muito mais tempo online,” opinou Gabriel Serra Francisco. “É também uma maneira de os alunos que estudam na unidade, ou que passaram por ela, explorarem esses ambientes para recordar e se divertir,” concluiu Kauã.

 

Olha só os amigos e estudantes do SESI de Jundiaí, Gabriel Serra Francisco, Kauã Araujo Tosim e Vinícius Camargo e Silva - na vida real e na versão em Minecraft.

 

Para explorar a escola SESI de Jundiaí no Minecraft, é necessário instalar o jogo a partir do endereço www.minecraft.net/pt-br/ | adicionar o endereço do servidor play.craftlife.com.br | criar uma conta e entrar no módulo “criativo” do jogo. No espaço para chat, digitar o comando /2 visit Sesi409.

 

Você também pode conferir o projeto dos estudantes por meio de fotos ao clicar na galeria abaixo!

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