O que está buscando?

Alunos do SESI de Santa Bárbara catalogam espécies de árvores

Estudantes do 9º ano da escola SESI de Santa Bárbara d´Oeste, realizaram um estudo das espécies de árvores presentes nas dependências do Centro de Atividades do SESI Santa Bárbara.

20/04/201916:24- atualizado às 08:51 em 22/04/2019

Os estudantes do 9º ano da escola SESI de Santa Bárbara d´Oeste, realizaram um estudo das espécies de árvores presentes nas dependências do Centro de Atividades do SESI Santa Bárbara.

Os alunos trabalharam com a identificação e catalogação das árvores e realizaram o mapeamento, a identificação e a confecção de exsicatas (material seco e prensado coletado das árvores, para compor uma coleção botânica) das espécies.

A atividade aconteceu durante as aulas de Eixo Interáreas- “Fome de quê?” mediado pela professora Érica Fatima Inácio, sobre supervisão e orientação do Biólogo da Prefeitura Municipal Fábio Vicentim Diniz durante os meses de março e abril.

O conjunto de trabalhos deste projeto desenvolveu-se a partir do questionamento proposto pelos estudantes: “Minha escola tem fome de quê?”, nesse questionamento, os alunos investigaram quais eram as “fomes” da comunidade escolar através de painel interativo, onde muitos alunos revelaram que gostariam de conhecer os nomes das plantas da nossa escola , além de reforçar medidas de conscientização quanto ao meio ambiente. Da curiosidade e da busca do entendimento acerca do Universo e da Terra, a educação ambiental ganhou espaço nas práticas de ensino dentro da escola e na construção da integridade homem e natureza a partir da comunicação visual dentro do Centro de Atividades.

O principal objetivo do projeto desenvolvido foi fazer com que os estudantes protagonizassem o aprendizado, através da pesquisa, coleta de dados, das oficinas oferecidas e se sentissem sensibilizados com o ambiente que os cerca e garantir práticas sustentáveis no futuro e despertar neles o "conhecer para preservar". Apresentar a diversidade florística de nossa cidade, que pode ser observada dentro da própria escola, promovendo a importância da preservação destas árvores para manter um ambiente equilibrado e em harmonia com os espaços urbanos.

No dia 12 deste mês foi feita a coleta do material botânico das árvores, para que o mesmo fosse prensado e seco na estufa do Viveiro Municipal. No dia 16 o trabalho foi concluído com a montagem das exsicatas. Foram quase 20 espécies catalogadas, as quais serão agora identificadas, visualmente, através de placas nas dependências da escola.

Leia também