Proposta Pedagógica para o Ensino Médio

A proposta pedagógica para o ensino médio na rede escolar SESI-SP está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade, priorizando a interdisciplinaridade, o diálogo e a contextualização, proporcionando uma atitude de permanente de aprendizado. O currículo está organizado em quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas).

Outro diferencial é a possibilidade de o estudante cursar concomitantemente a Educação Profissional Técnica de nível médio nas escolas do Senai-SP é um diferencial que favorece a formação integral do estudante, a partir do 2º e do 3º ano do Ensino Médio.

 

O EIXO INTEGRADOR no Ensino Médio

A partir de 2017, o SESI-SP incorporou ao currículo dos estudantes do Ensino Fundamental II - o "Eixo Integrador".

O objetivo do Eixo Integrador é desenvolver os conhecimentos que são trabalhados nos componentes curriculares de uma forma interdisciplinar, integrada à área de conhecimento. Assim, os estudantes têm a oportuni­dade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas, numa perspectiva de diálogo e interação, para a solução de desafios propostos.

Desse modo, nos ensinos fundamental e médio, os eixos integradores são introduzidos em cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E apresentam os principais objetivos: 

  • Acrescentar conhecimentos à vida e à forma­ção dos estudantes para além daqueles já pre­vistos nos componentes curriculares;
  • Elaborar uma metodologia de trabalho que possibilite o estabelecimento do trabalho por área de conhecimento, de forma gradativa;
  • Incentivar a autonomia da equipe escolar, a des­peito das orientações e dos temas já instituídos;
  • Preparar os estudantes e professores para se­rem parte de uma equipe de alto desempenho.

 

No ensino médio, o Espanhol é oferecido na modalidade a distância EaD, com atividades interativas e o conteúdo está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)". Sua matrícula  é facultativa.