Marcando o início da Semana Nacional do Trânsito, grupo fala sobre cidadania e mobilidade ativa
17/09/202116:15- atualizado às 14:06 em 29/03/2022
Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer, esporte e turismo. Essa é a missão do Pedala SBO, coletivo que fomenta o uso da bicicleta e a difusão da cultura do ciclista. No mês da mobilidade urbana e marcando o início da Semana Nacional de Trânsito, o grupo esteve no Sesi Santa Bárbara d’Oeste nessa sexta-feira, 17 de setembro, para uma palestra com gestores sobre bicicleta e cidadania e como pedalar em segurança.
Segundo Eduardo Vale, fundador do Pedala SBO, o objetivo é promover a educação no trânsito, buscando informar e formar a nova geração com ações que visam construir uma cidade mais sustentável e segura. “Acreditamos que, ao formar cidadãos multiplicadores com conceitos sobre respeito no trânsito, podemos mudar a cidade e a relação da cidade com o ciclista. Os estudantes podem ajudar a dialogar com o município, buscar e construir melhorias”, afirma.
A diretora da Escola Sesi de Santa Bárbara, Patrícia Andrea Avanzi Furlan, agradeceu a presença do grupo na escola e propôs uma parceria educativa para conscientizar estudantes e seus familiares sobre a importância do respeito no trânsito a partir de situações vivenciadas na própria escola, tanto na entrada e saída de alunos quanto com a vivência de estudantes que utilizam a bicicleta como veículo de transporte. “Na frente da escola e na convivência com motoristas, identificamos várias situações que podem ser melhoradas, com ações que vão ao encontro da proposta do Pedala SBO, que tem uma visão educativa, de orientação e reflexão”, destaca Patrícia.
A diretora sugeriu uma parceria envolvendo a escola e diversos setores do Sesi, como a área de Qualidade de Vida, representada na reunião pela orientadora Lilian Godoy Proatti Gaspar. A professora Érica Inácio lembrou que o Sesi já vem atuando em parceria com o Pedala SBO e destacou a participação dos alunos na elaboração da Cartilha do Ciclista, por meio do projeto Rastros Silvestres, que trata da relação do ciclista com o meio ambiente.
Também participaram do encontro José Carlos Armelin, do Pedala SBO, a coordenadora pedagógica do Sesi, Elisangela Moraes, o professor do Sesi Luciano Scognamiglio e o aluno do Colégio Cotil, André Victoriano Inácio, que também integra o projeto Rastros Silvestres.