O que está buscando?

Projetos de alunos do Sesi são finalistas em feiras do conhecimento

Bebedouro animal contra mosquitos transmissores, aplicativo e jogo didático sobre fauna silvestre, dispositivo que cuida da saúde mental de idosos são as ideias inspiradoras desenvolvidas pelos estudantes

10/09/202116:45- atualizado às 14:11 em 29/03/2022

Neste mês de setembro, serão realizados dois importantes encontros do conhecimento: Feira Nacional e Internacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FenaDANTE) e Feira de Ciência e Tecnologia (Bragantec/IFSP). Alunos do Sesi Santa Bárbara d’Oeste são finalistas nos eventos, com projetos inovadores que buscam solucionar situações vivenciadas pela sociedade.

As mostras serão realizadas entre os dias 13 e 24 de setembro (Bragantec) e entre os dias 20 e 25 de setembro (FenaDANTE). A professora Érica Inácio explica que o Sesi incentiva a participação de alunos em olimpíadas e feiras do conhecimento, pois é uma forma de ter contato com todo o processo de elaboração de projetos e de seleção, além de proporcionar uma experiência de vida. “A disciplina de Eixo Integrador do Sesi incentiva o olhar do aluno para os problemas da sociedade, buscando soluções que desenvolvam o pensar e o fazer científico, ao mesmo tempo em que estimulam a criação de projetos de vida”, destaca Érica.

Conheça os projetos finalistas:

Bebedouro Inteligente: tem como objetivo auxiliar no combate a criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, Zica vírus e Chikungunya. É voltado para a hidratação de animais domésticos e funciona com energia elétrica. Possui uma bomba de aquário associada a um timer, que permite a movimentação da água. Foi desenvolvido pelos alunos Larissa Tegon Callegari e Pedro Luís de Carvalho, do Sesi Santa Bárbara, com orientação e coorientação dos professores do Sesi Érica Fátima Inácio e Marcelo Lauer. Os alunos estabeleceram parceria com o Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas (IFSP). Finalista na Bragantec.

Super Rastros: busca a divulgação da fauna que ocupa ou percorre áreas rurais do município de Santa Bárbara, a partir da construção de um jogo de cartas dos animais silvestres, contribuindo para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Foi criado pelos estudantes Dayane Paspardelli, João Pedro Rodrigues Vintecinco e Mariana Monaro, do Sesi Santa Bárbara, com orientação da professora Érica. Foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, grupo Pedala SBO, Grupo de Estudos GEAS e estudantes da ESALQ-USP. Finalista na FenaDANTE e Bragantec.

Companhia Virtual: contribui com a melhoria da saúde dos idosos nas casas de repouso, evitando a sensação de abandono que eles podem desenvolver. O projeto prevê a criação de um equipamento programado de transmissão de músicas, utilizando o software Amazon Alexa, a fim de interagir com os idosos sonoramente e possibilitar a elevação da autoestima e preservação da saúde mental. Foi desenvolvido pelos estudantes Henrique Ailer, Leonardo Dias Zanetti e Ryan dos Santos da Rocha, do Sesi Santa Bárbara, e é orientado pela professora Érica e coorientado pelo professor Luciano Scognamiglio. Finalista na Bragantec.

Rota de cicloturismo: criação de aplicativo Androide que auxilia o mapeamento e cuidado do animal silvestre, tendo como objetivo informar e conscientizar ciclistas. Também emite avisos sobre perigos, como parasitas e animais agressivos. Conta com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultura e de Turismo, além do apoio da ESALQ-USP, Museu Luís de Queiroz e grupo Pedala SBO. O projeto foi desenvolvido por alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e da Escola Técnica Estadual (Etec) São Caetano do Sul, André Victoriano Inácio, Jorge Antonio Terence Novaes de Santana e Vicente Venancio Pascoal. É orientado pela professora do Sesi Santa Bárbara, Érica Fátima Inácio, e coorientado pelo professor da Etec, Carlos Eduardo Mattos. O projeto é uma continuidade do trabalho Rastros Silvestres, desenvolvido por alunos do Sesi Santa Bárbara. Finalista na FenaDANTE e Bragantec.

Leia também