Pela internet, público pode votar em seus projetos favoritos, conhecendo as ideias inovadoras apresentadas por estudantes nas diferentes áreas do conhecimento
22/03/202112:36- atualizado às 14:11 em 29/03/2022
Já pensou em uma paleta de tintas que pode ser explorada pelo olfato, tato e audição, proporcionando maior autonomia de crianças cegas durante as aulas de Artes? Ou um guia que reproduz os rastros dos animais silvestres para garantir a preservação das espécies em áreas rurais que possuem grande fluxo de pessoas? Essas são as ideias desenvolvidas por alunos do Sesi Santa Bárbara d’Oeste selecionadas para a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2021), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de premiação ocorrerá em 27 de março, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da Febrace no Youtube.
O projeto “PACOR, o mundo colorido não visto” foi criado por Maytê Braz de Andrade Mello, aluna do 8º ano do Sesi Santa Bárbara; e o projeto “Rastros Silvestres” foi desenvolvido pelos alunos do 9º ano: Dayane Paspardelli, João Pedro Rodrigues Vintecinco e Mariana Monaro. Os projetos tiveram a orientação da professora Érica Fátima Inácio, que ministra a disciplina Eixo Integrador Interáreas do Sesi, com uma proposta pedagógica interdisciplinar. O PACOR foi coorientado pelo professor Marcelo Lauer, da disciplina de Robótica do Sesi.
Esses jovens cientistas do Ensino Fundamental concorreram com estudantes do Ensino Médio e Técnico, em um total de 1,2 mil projetos inscritos em todo o Brasil. Para a final, foram escolhidas 345 propostas científicas. Os vencedores receberão troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios. São cerca de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. A seleção será feita por um Comitê de Avaliação, que levará em conta, entre outros critérios, a criatividade, a relevância e a qualidade científica.
No projeto “PACOR, o mundo colorido não visto”, a aluna buscou proporcionar às pessoas cegas a percepção das cores por meio de outros sentidos. Para isso, foi feita uma pesquisa sobre o sentido e a simbologia das cores e, a partir daí, foi criada a PACOR, uma caixa de tintas com um sistema tecnológico. Nela, as tintas possuem cheiro, um manual em braile e uma audiodescrição, permitindo que as crianças cegas possam desenvolver suas próprias interpretações das cores e do mundo. O projeto também recebeu o apoio do orientador de Educação Digital, Luciano Scognamiglio, e do ex-aluno Matheus Gouvêa Betim. Com esse projeto, a aluna Maytê foi ganhadora do 3º lugar na Categoria Engenharia na Mostra da 3M de 2020.
No projeto “Rastros Silvestres”, os alunos lançaram um olhar cuidadoso para o crescimento do número de ciclistas durante a pandemia e, consequentemente, o aumento da movimentação de pessoas nas áreas rurais, especialmente nas estradas de terra em canaviais. A pesquisa teve como objetivo estimular a consciência e a responsabilidade dos ciclistas e resultou na produção do protótipo de um guia, alertando para a existência de vida nesses locais, fornecendo informações sobre a fauna, estimulando a convivência em harmonia e apresentando dicas de segurança. Os alunos estabeleceram parceria com o poder público municipal e, como resultado, as informações levantadas por eles foram incorporadas à campanha educativa “Pedal Seguro SBO", desenvolvida pela Prefeitura de Santa Bárbara em parceria com a sociedade civil (representada pelo coletivo Pedala SBO). Essa parceria resultou na elaboração de uma cartilha de boas práticas aos ciclistas, que será confeccionada e distribuída pela Prefeitura.
Para a professora orientadora dos projetos, Érica Fátima Inácio, estar na final da Febrace é um grande orgulho e traz resultados muito positivos na vida dos alunos e da escola. “Participar da Feira engaja ainda mais os jovens nos estudos e no protagonismo para a vida. Quando nossa escola abre essa oportunidade de participação em atividades sociais extracurriculares, como inscrição em feiras e elaboração de projetos acadêmicos, estamos trabalhando o verdadeiro sentido da educação, que extrapola o ambiente escolar e mostra os caminhos que os jovens podem trilhar não só na atividade escolar e profissional, mas na vida pessoal e social”, conta Érica.
De acordo com o diretor do Sesi Santa Bárbara, André Luis Vigneron, a proposta pedagógica do Sistema Sesi de Ensino é desenvolver um processo de aprendizagem que valorize o protagonismo do aluno e promova sua autonomia. “Quando eles têm a oportunidade de planejar uma pesquisa, levantar dados, integrar conhecimentos, buscar soluções para problemas, estamos motivando os alunos na busca do saber. E a seleção para a Febrace é um importante reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirma.
A diretora da escola, Patricia Furlan, afirma que a concepção de educação do Sesi estimula os alunos a desenvolverem competências que lhes permitam realizar projetos pessoais. “A própria inscrição em feiras e a participação em eventos são ações que vão ao encontro da nossa proposta de conectar o aluno com o mundo social, permitindo o desenvolvimento de habilidades para que eles consigam identificar, a partir do conhecimento que eles possuem, as situações positivas para um projeto de vida”, ressalta.
A coordenadora pedagógica do Sesi Santa Bárbara, Elisangela Lambstein de Moraes, diz que o trabalho pedagógico não se esgotará com o resultado da Febrace. “Vamos promover, dentro da escola, ações de continuidade aos temas trabalhados nos projetos finalistas, como realização de lives, rodas de conversa e palestras, a fim de permitir a troca de saberes e mobilizar a comunidade escolar”, projeta.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Evandro Felix, “a contribuição dos alunos do Sesi para a elaboração da Cartilha do Ciclista garantiu um trabalho mais robusto, didático e recheado de conteúdo”. O secretário fez questão de agradecer a preocupação do Sesi e de seus alunos com a fauna local e disse que o município vem se empenhando na execução do Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo e trabalhando em várias frentes para que no pós-pandemia seja possível ter um turismo mais organizado na zona rural da cidade. “Sou ex-aluno do Sesi e tenho grande prazer em somar forças e estar à disposição da instituição que construiu a base da minha educação”, contou o secretário.
Público pode participar
A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que está em sua 19ª edição, e todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos. A edição de 2021 está sendo totalmente virtual. Pelo site www.febrace.org.br/virtual é possível visitar a mostra e conhecer cada um dos projetos, que conta com um vídeo explicativo feito pelos alunos, um resumo das informações e uma imagem do protótipo desenvolvido. O público pode conferir as ideias inovadoras e escolher suas favoritas, clicando no ícone “curtir” do Facebook que aparece embaixo de cada vídeo. A votação pode ser feita até 29 de março, às 14h.
Curta os projetos dos alunos Sesi Santa Bárbara
- Projeto PACOR, o mundo colorido não visto
Aluna: Maytê Braz de Andrade Mello (8º ano do Ensino Fundamental)
Orientadora: Érica Fátima Inácio
Coorientador: Marcelo Lauer
Área: Engenharia
https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/152
- Projeto Rastros Silvestres
Alunos: Dayane Paspardelli, João Pedro Rodrigues Vintecinco, Mariana Monaro (9º ano do Ensino Fundamental)
Orientadora: Érica Fátima Inácio
Área: Biologia
https://febrace.org.br/virtual/2021/BIO/63/
Cerimônia de premiação: 27 de março (sábado), às 15h