SESI SANTA BÁRBARA APRESENTA A EXPOSIÇÃO TOY CÂMERA

A mostra reúne 24 imagens em cores e em preto e branco de cenas cotidianas registradas por Iberê Romani. As fotos foram feitas com uma câmera de brinquedo que permite efeitos inusitados. A entrada é gratuita.

 Por: Núcleo de Comunicação
18/09/201915:26- atualizado às 09:42 em 19/09/2019

De 15 de setembro até 15 de outubro estará aberta à visitação gratuita a mostra fotográfica Toy Camera, de Iberê Romani, no SESI Santa Bárbara. As imagens, extraídas de cenas cotidianas, resultam da técnica apurada e da observação minuciosa do fotógrafo durante passeios com suas câmeras fotográficas de brinquedo – conhecidas como toy cameras

A mostra retrata diferentes momentos e lugares, entre os quais uma cabine telefônica, um ponto de ônibus, a piscina de um clube e os trilhos de uma estrada de ferro – e destaca o desafio, a expectativa e a surpresa inerentes à arte de fotografar.

Ao contrário do que se espera da fotografia nos dias atuais – em que a tecnologia e as novas mídias muitas vezes plastificam a realidade – Romani utiliza câmeras analógicas simples, com lentes de plástico, que privilegiam a experimentação e a criatividade do fotógrafo. 

A inexistência de recursos avançados como iluminação, zoom e controle de foco, somada à impossibilidade de visualizar a foto instantaneamente como nas máquinas digitais, torna as toy cameras desejadas por aqueles que são apaixonados pela fotografia tradicional. O resultado das fotos lembra um pouco os efeitos do aplicativo Instagram, com pequenas distorções e cores supersaturadas.

Na contramão dos novos paradigmas que norteiam os rumos da fotografia, Romani demonstra que belas imagens não precisam de equipamentos digitais sofisticados para alcançar um excelente padrão estético e expressivo.

Sobre o fotógrafo

Há quase duas décadas as obras do artista plástico, ilustrador e fotógrafo Iberê Romani têm conquistado destaque em salões de arte, leilões, exposições (individuais e coletivas) e em museus e galerias do Brasil e exterior. Romani atua em editoras, agências de propaganda e estúdios de design – com ilustração, tratamento e retoques de imagens – e como fotógrafo publicitário, institucional e artístico.  Atualmente, o fotógrafo possui obras de arte e fotografia em exposição permanente em seu próprio ateliê, na Galeria Mali Villas-Bôas e no Atelier Art Studio; ministra aulas no SENAC e atua como membro da comissão de seleção do Mapa Cultural Paulista nas categorias Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia, além de dedicar-se à ilustração de livros.

toy camera 2

Leia também